sábado, 13 de agosto de 2011

O Prazer de Tomar um Sorvete!


Depois do surgimento da marca HÄAGEN-DAZS, tomar um simples sorvete se tornou algo nobre, um enorme prazer. Muito mais que sabores exclusivos e exóticos, feitos com ingredientes cuidadosamente selecionados, o hábito de tomar HÄAGEN-DAZS é saborear uma grife com exclusividade. Como diz o slogan brasileiro “Todo mundo se derrete por ele”.
A história A origem do sorvete HÄAGEN-DAZS começou em 1921, quando Reuben Mattus, um jovem empreendedor polaco dotado de paixão e visão na criação de sorvetes finos, trabalhava na empresa de sua mãe vendendo picolés de frutas em uma carroça nas ruas do bairro do Bronx, na cidade de Nova York. Para vender os melhores sorvetes de frutas, ele insistia na utilização dos melhores ingredientes disponíveis no mercado. A empresa da família, chamada Senator Frozen Products, prosperou durante três décadas, quando em 1961, Mattus, juntamente com sua mulher Rose, resolveu abrir seu próprio negócio no setor de sorvetes, em virtude da decepção com a qualidade dos sorvetes disponíveis devido à adição de estabilizantes, aditivos, preservativos e quantidades excessivas de ar para aumentar o volume.
- - Os sorvetes de extraordinária qualidade, tendo como matéria-prima o creme de leite fresco, frutas e ingredientes naturais, com um composto de comunicação - marca/design/embalagens/geladeiras - simplesmente irresistível, seria difundido voluntária e espontaneamente pelas pessoas que tivessem o privilégio de experimentá-los. Batizou sua marca com o nome de HÄAGEN-DAZS, palavra que soava como se fosse dinamarquesa, pois naquela época outras marcas de sorvetes do mercado americano utilizavam nomes escandinavos ou alemães, remetendo ao clima gélido da região. O nome memorável pela dificuldade de se pronunciá-lo e guardá-lo, deixou as pessoas imaginando, discutindo e até mesmo criando histórias sobre suas origens. Era uma publicidade e tanto sem fazer esforço. 


A marca iniciou suas vendas com apenas três sabores disponíveis: baunilha (vanilla), chocolate e café. Reuben e sua paixão por qualidade fizeram com que seus sorvetes tivessem um sabor único. Os sorvetes eram feitos com chocolates vindos da Bélgica, café da Colômbia, enquanto a baunilha era importada da ilha de Madagascar. Inicialmente seus produtos eram encontrados somente nos cafés e estabelecimentos gourmet da cidade de Nova York, mas não demorou muito para que uma rede de distribuição fosse implantada, fazendo com que os sorvestes chegassem à costa leste do país. Além disso, no restante da década, novos sabores foram adicionados a linha, como, por exemplo, o sorvete de morango. Em 1973, o sorvete HÄAGEN-DAZS já era conhecido em todo território americano. No dia 15 de novembro de 1976, Doris, filha de Mattus, abriu a primeira loja sob a marca HÄAGEN-DAZS na própria cidade de Nova York. Foi um sucesso imediato e a popularidade levou a rápida expansão das lojas pelas principais cidades do país.

- A partir de 1982 a HÄAGEN-DAZS começou a sua expansão internacional, ingressando no mercado japonês, que não tardou muito para se transformar no maior da marca. Com a venda da empresa, em 1983, para a Pillsbury Company por US$ 70 milhões, que se comprometeu a manter a alta qualidade do produto, a marca se tornou um fenômeno global, ingressando nos mercados inglês (primeiro país europeu a receber uma loja da marca), alemão e francês em 1987. A primeira e única fábrica fora dos Estados Unidos foi inaugurada em 1993 ao norte da França. Em 1996 a China recebeu sua primeira loja HÄAGEN-DAZS, e no ano seguinte, a marca foi introduzida oficialmente no mercado brasileiro. Nos anos seguintes a marca inaugurou várias lojas nas principais cidades do mundo, onde os fãs podiam degustar, além dos vários sabores sorvetes, um cardápio com criações exclusivas, cafés, águas e opções de pâtisseries, como deliciosos bolos gelados.
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Os sabores 

A marca HÄAGEN-DAZS possui uma enorme quantidade de sabores, muitas delas combinações exóticas, que são permanentes, como pode ser constatado na lista abaixo. Existem ainda as chamadas edições limitadas, geralmente introduzidas no verão ou no inverno, nos sabores German Chocolate Cake (2006 e 2007), Strawberry Shortcake (2007), Carrot Cake Passion, Cappuccino Commotion, Marsala Fig (2006 e 2007), Sweet Potato (apenas no Japão), Chestnut (apenas no Japão), Mango & Passionfruit (manga com maracujá), Caramel Apple Crumble (caramelo com maçã), Sticky Toffee Pudding (lançado no verão de 2007), Summer Berries (frutas vermelhas selecionadas e combinadas com sorvete de creme), Coconut Macaroon (sorvete de coco com pedaços de macaroon de coco, que é um biscoito de massa leve e recheada) e White Chocolate & Raspberry (chocolate branco com o inconfundível sabor da calda de framboesa). 
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Recentemente um sabor exclusivo da marca fez enorme sucesso no Brasil: sorbet de Romã, Pêssego Branco & Flor de Laranjeira, onde a leveza do sorbet trazia o equilíbrio perfeito para aguçar ainda mais o paladar dos apreciadores. As sementes de romã traziam uma proposta única combinada com a suavidade do pêssego branco e o aroma da flor de laranjeira. Outra linha de sabores, chamada Reserve, é composta por Brazilian açaí berry sorbet (sorvete de Açaí), Amazon valley chocolate, Pomegranate chip, Hawaiian lehua honey and sweet cream (creme com mel do Havaí), Toasted coconut sesame brittle e Pomegranate and dark chocolate bar (picolé de romã com chocolate escuro). Somente dois sabores foram retirados de sua linha permanente em toda sua história: Carob (1983), uma planta originária do Mediterrâneo; e Honey Vanilla (1985)
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- Os sabores listados abaixo não estão disponíveis em todos os países.
● Baileys Irish Cream (baunilha com sabor do licor Bailey’s)
● Banana Split (baunilha e banana com calda de chocolate e pedaços de morango e cereja)
● Belgian Chocolate (chocolate com pedacinhos de chocolate amargo)
● Butter Pecan (creme com pedaços de nozes)
● Caramel Cone (caramelo com pedaços de chocolate crocante em casquinha)
● Caramel Biscuit & Cream (combina o requinte do biscoito belga de canela com o sabor delicado da baunilha)
● Cherry Vanilla (baunilha com cereja)
● Chocolate (chocolate)
● Chocolate Chip Cookie Dough (baunilha com pedaços de cookies)
● Chocolate Chocolate Chip (sorvete de chocolate com pedacinhos de chocolate)
● Chocolate Peanut Butter (chocolate com manteiga de amendoim)
● Cinnamon Dulce de Leche (doce de leite com canela)
● Coffee (café)
● Cookies and Cream (baunilha com pedaços de cookies de chocolate)
● Crème Brûlée (sorvete de creme brulé)
● Daek Chocolate (sorvete de chocolate amargo)
● Dulce de Leche (doce de leite)
● Green Tea (chá verde)
● Java Chip (café com pedacinhos de chocolate)
● Lemon Sorbet (limão)
● Macadamia Nut Brittle (baunilha com macadâmia crocante)
● Mango (manga)
● Mayan Chocolate (chocolate com canela)
● Mint Chip (menta com pedaços de chocolate)
● Peaches and Cream (creme com pedaços de pêssego)
● Pannacotta
● Pineapple Coconut (mistura exótica de abacaxi com coco)
● Pistachio (pistache)
● Pralines and Cream (baunilha com calda de caramelo e nozes caramelizadas)
● Raspberry Sorbet (framboesa)
● Rocky Road (chocolate com calda de mashmallow e pedaços de amêndoas)
● Rum Raisin (baunilha ao rum com pedaços de uva passa)
● Strawberry (morango com pedaços da fruta)
● Strawberry Cheesecake (sorvete de torta de cheesecake de morango)
● Tiramisu (baunilha com queijo mascarpone, café e calda de chocolate)
● Triple Chocolate (chocolate, com calda de chocolate e pedaços de chocolate)
● Vanilla (baunilha)
● Vanilla Bean (baunilha com pedacinhos de baunilha)
● Vanilla Chocolate Chip (baunilha com pedaços de chocolate)
● Vanilla Honey Bee (baunilha com o mais puro mel)
● Vanilla Swiss Almond (baunilha com pedaços de amêndoas cobertos de chocolate)
● White Chocolate Raspberry Truffle (chocolate branco com calda de chocolate trufado e pequenos pedaços de framboesa)
● Azuki (sorvete de feijão, disponível somente na Ásia)

- - As embalagens A evolução das tradicionais embalagens dos sorvetes HÄAGEN-DAZS evoluiu ao longo dos anos, sempre com o intuito de proporcionar aos consumidores um design que facilite a identificação dos sabores, o reconhecimento da marca e principalmente a clareza de informações. A famosa estampa da marca foi com o tempo sendo diminuída na embalagem, proporcionando assim uma imagem mais limpa e moderna. - Em 2010 a HÄAGEN-DAZS apresentou suas novas embalagens ao mercado. Mais modernas e “clean”, as embalagens facilitam a identificação dos produtos por parte dos consumidores, explicando de forma muito mais clara as informações nutricionais e os sabores e ingredientes de cada sorvete. - - 
Dados corporativos 

● Origem: 
Estados Unidos 
● Fundação: 
1961 
● Fundador: 
Reuben e Rose Mattus 
● Sede mundial: Oakland, Califórnia
● Proprietário da marca: 
General Mills, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: 
Ken Powell 
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: 
Não divulgado 
● Lojas: 
900 
● Presença global: 
54 países 
● Presença no Brasil: 
Sim (12 lojas)
● Maiores mercados: 
Japão e Estados Unidos 
● Sabores regulares: 
32
● Segmento: 
Sorveteria 
● Principais produtos: 
Sorvetes e doces gelados 
● Ícones: 
Os tradicionais potes de sorvete 
● Slogan: 
Made like no other. 
● Website: 
http://www.haagen-dazs.com/ - A marca no mundo
A marca HÄAGEN-DAZS se transformou em uma grife no segmento de sorvetes, primando sempre pela alta e distinguível qualidade, tendo aproximadamente 900 lojas próprias ao redor do mundo, estando presente em mais de 54 países. As lojas HÄAGEN-DAZS comercializam os tradicionais produtos da marca como os picolés individuais, potes de sorvete com 473 ml ou tamanho mini de 100 ml, além da Cream Crisp (bolachas de sorvete), bolos e bebidas geladas preparadas com o tradicional sorvete, oferecendo aos consumidores entre 24 a 32 sabores diferentes, dependendo do mercado e da época do ano. Nos Estados Unidos e Canadá, a marca é produzida e distribuída pela Nestlé sob licença. Mais de 70% das suas vendas são feitas fora dos Estados Unidos.
Você sabia? 
 O sorvete de Strawberry (morango) teve sua fórmula desenvolvida e aperfeiçoada por 6 anos. O sabor mais vendido no Japão é o Green Tea (chá verde), enquanto na Inglaterra os sabores Pralines & Cream, Belgian Chocolate e Vanilla (baunilha) são os mais consumidos pelo público. Já no mundo, o sabor de Vanilla (baunilha) é o campeão de vendas, seguido pelo Dulce de Leche e Chocolate. 
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas); revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
 


By Bacha

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