sábado, 13 de agosto de 2011

1001 Video Games You Must Play Before You Die! - Pequeno resumo e primeiras impressões



1001 Video Games You Must Play Before You Die (1001 Vídeo Games Para Jogar Antes de Morrer) é o mais recente livro da bem sucedida série que já enumerou os 1001 melhores, ou mais influentes e inovadores, dentro de categorias que vão desde filmes e álbuns até cervejas e buracos de golfe. Tony Mott, editor-chefe da revista Edge nos apresenta uma lista não exclusivamente composta dos melhores jogos de todos os tempos, mas composta daqueles jogos que criaram tendências, tem importância histórica, (ou por serem bons mesmo - Como o glorioso "The Legend of Zelda: Ocarina of Time" que está entre os listados, para a minha alegria =D).



O livro foi dividido em ordem cronológica, cada capítulo corresponde a uma década (desde os anos de 1970 até 2010 - Sim, tem jogos bem atuais na lista). Isso impede que os gamers oldschool comecem com as discussões de "porque tal jogo veio antes de tal jogo?...O jogo X é melhor que o jogo Y então tinha que ter vindo primeiro!" etc etc etc (não é um ranking). Cada jogo vem acompanhado de uma breve descrição técnica, (Data de lançamento/Plataforma/Desenvolvedor/Gênero), ilustração (poucos jogos não são acompanhados por imagem), e uma descrição contendo curiosidades, importância histórica, e outras informações adicionais a respeito do game.



É certo que a indústria dos jogos cresceu de tal forma que seria impossível criar um índice de jogos que não ficasse desatualizado em um curto período de tempo, mas vale a pena de qualquer forma. Eu estou apaixonado por esse livro: A lista é muito boa, as ilustrações são lindas, os índices são práticos. Eu ainda estou lendo, adquiri o livro hoje, mas do que já li vejo que é uma boa referência para aqueles que desejam obter mais conhecimentos da cultura gamer, e para aqueles que, como eu, são fans eternos desse mundo fantástico dos vídeo games.


Vou deixar aqui pra vocês dois jogos que se encontram na lista. Eu, particularmente, gostei muito do Cursor*10 , que eu não conhecia e que pode ser jogado direto do link em azul. O outro jogo que eu quero deixar é o  Canabalt, com alguns elementos parecidos com os de um jogo que eu postei aqui ha algum tempo chamado Bit Trip Runner, também jogável a partir do link.

Infelizmente, esse livro ainda não tem versão traduzida para português, o que deve acontecer em breve, espero. Mas para quem não tem dificuldade com o inglês, e ama vídeo games, ai está a minha dica. Boa leitura!

By Karl BAch

Nenhum comentário:

Postar um comentário