domingo, 17 de abril de 2011

Ciclovia na Savassi

Prefeitura inicia obras de implantação da Ciclovia Savassi:







A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, iniciou na quinta-feira, dia 14, as obras do Pedala BH, programa de incentivo ao uso da bicicleta que irá implantar seis novas ciclovias na cidade em 2011. Na quinta-feira, começou a implantação da Ciclovia Savassi, que começa na rua Professor Moraes, no cruzamento com a rua Antônio de Albuquerque, segue pela avenida Bernardo Monteiro, avenida Carandaí, rua Piauí e avenida do Contorno, quando irá se conectar com a Ciclovia Andradas, próximo ao Centro de Especialidades Médicas. A pista exclusiva para ciclistas na Savassi terá 2,4m de largura, será recapeada e segregada da pista de automóveis por separador, terá mão dupla e será pintada de vermelho nas interseções.

Foi realizada reunião com a comunidade na terça-feira, dia 12, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, para apresentação do projeto da Ciclovia Savassi e dos impactos da obra nas vias. Compareceram representantes da CDL, lojistas, moradores e associações de ciclistas. A BHTrans distribuiu folhetos informativos na região.

Alterações no trânsito

Para a construção da ciclovia serão realizadas algumas intervenções na rua Professor Moraes, avenida Bernardo Monteiro e na rua Piauí, atendendo solicitação da comunidade. Faixas de tecido serão afixadas para orientação aos condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito irão monitorar o trânsito na região.

Confira as alterações:

Rua Professor Moraes 
- A área de carga e descarga, entre as ruas Antônio de Albuquerque e Tomé de Souza, passará para a rua Tomé de Souza, entre as ruas Professor Moraes e Rio Grande do Norte.
- A área reservada para veículos credenciados, entre as ruas Tomé de Souza e dos Inconfidentes, irá passar para o lado direito da rua Professor Moraes.
- A área reservada para motocicletas, entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Cláudio Manoel, irá passar para o lado direito da rua Professor Moraes.
- A área de estacionamento de 10 minutos com pisca-alerta, entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Cláudio Manoel, passará para a rua Cláudio Manoel, entre as ruas Professor Moraes e Rio Grande do Norte.
- A área de carga e descarga, entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Cláudio Manoel, irá para o lado direito da rua Professor Moraes.
- Os usuários do estacionamento rotativo poderão usar as vagas disponíveis nas ruas transversais.

Avenida Bernardo Monteiro
- O estacionamento, no sentido avenida Brasil/ avenida Afonso Pena, deixará de ser 45° e passará a ser paralelo.

Rua Piauí
- As faixas de rolamento e de estacionamento, atualmente bastante largas, irão ficar um pouco mais estreitas para criar espaço para a ciclovia.

Pedala BH
O programa Pedala BH tem como objetivo promover ou resgatar o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Para isso, o programa propõe ações que abrangem, desde a definição e implantação de rotas cicloviárias e estacionamentos para bicicletas, até campanhas de educação e de segurança no trânsito.

Como veículo de transporte, os usuários poderão, por exemplo, utilizar a bicicleta em seu primeiro deslocamento até uma estação de integração, onde poderão deixá-la com segurança em um bicicletário, utilizando, em seguida, o ônibus ou o metrô para completar a sua viagem.

Em Belo Horizonte existem atualmente ciclovias, localizadas nas avenidas Tereza Cristina, dos Andradas, Saramenha, Deputado Álvaro Camargo, Vilarinho e na orla da Lagoa da Pampulha. A população ciclista conta também com paraciclos e bicicletários localizados na Savassi, na rua Pernambuco; na região da Pampulha, em frente ao Parque Guanabara, na região hospitalar, próximo ao Restaurante Popular, e nas estações BHBUS.

Para maior comodidade dos ciclistas, serão instalados mais paraciclos e bicicletários para o estacionamento de bicicletas em vários locais da cidade. Para o ano de 2011, está prevista a implantação de mais seis rotas cicloviárias: Rota Savassi, Rota Avenida Américo Vespúcio (entre avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz), Rota Nordeste (ligação da ciclovia da avenida Saramenha à Estação São Gabriel pela avenida Risoleta Neves), Rota Norte (ligação da ciclovia da avenida Vilarinho à futura Estação Pampulha), Rota Leste (liga a região Leste à rota da Savassi pela avenida dos Andradas) e Rota Estação Barreiro. A implantação das ciclovias nas avenidas Américo Vespúcio e Risoleta Neves já começou.

A BHTrans reconhece os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte para a cidade e para os cidadãos. Além de desafogar o trânsito, a bicicleta não polui, promove a melhoria da saúde de quem pedala, é um veículo de baixo custo de aquisição e de manutenção, é silencioso e flexível em seus deslocamentos.



Vamos ver se a ideia vai dar certo... fonte site da pbh.
By Bacha.

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